No mês do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a sede da Congada de São Benedito de Cotia receberá uma programação especial para exibição dos quatro episódios da minissérie ‘Tinha uma Janela’. A sessão será no dia 24 de novembro, às 19h. A produção conta a história e reverencia os saberes e a memória de mestres e mestras da cultura popular brasileira.
A cada episódio, uma nova janela é aberta para olharmos mais de perto as histórias que estão guardadas vivas dentro dela. Seu Dito da Congada, Tia Ana, mestra de jongo e do samba, Vera Athayde e a Cultura Popular Brasileira e Mãe Alcina, com seu legado no Instituto Gira-Sol ilustram a minissérie.
‘Tinha uma Janela’ é realizado pela contadora de histórias Bela Lefèvre, pelo fotógrafo Alberto Lefèvre e pela videomaker Isadora Carneiro, nessa série de congada, samba, jongo, frevo, mandinga e malandragem convidamos os espectadores a celebrarem cada uma das comunidades e sabedorias que mantém viva a nossa tradição. A produção cultural está entre os projetos premiados por edital de premiação lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo.