O PEV de Caucaia do Alto e a Coopernova também recebem o óleo que é reciclado e transformados em Biodiesel
Cada litro de óleo de cozinha descartado de maneira irregular na natureza contamina cerca de 20 mil litros de água e, todos os dias, uma grande quantidade deste produto é descartada de maneira irregular no município. Para evitar o dano ambiental e os males às pessoas, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária e a Secretaria de Educação têm uma parceria e todas as escolas da rede municipal funcionam como posto de coleta de óleo de cozinha usado.
A parceria foi feita para criar uma maneira de fácil acesso para que a população descarte o produto de maneira segura. A Prefeitura de Cotia também é parceira, há seis anos, da empresa Preserva – Reciclagem de Óleo Vegetal, que realiza o recolhimento e a reciclagem do óleo na cidade.
“Além do malefício que o óleo pode causar na saúde das pessoas, seu descarte incorreto causa o desequilíbrio do meio ambiente, podendo contaminar água e solo. A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, em parceria com a Secretaria de Educação, vem buscando conscientizar as pessoas para a redução do consumo de óleo e seu descarte correto no PEV, escolas municipais ou na cooperativa”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Major Ricardo Secomandi.
Nas escolas municipais, a Preserva desenvolve o Projeto Meio Ambiente na Escola, que visa incentivar a educação ambiental tendo como ferramenta a reciclagem de óleos comestíveis usados, que é matéria-prima na fabricação do Biodiesel.
“A educação ambiental é a ferramenta mais eficiente para que exista a consciência da destinação correta dos resíduos, as escolas são os melhores locais para se implantar um projeto desses”, disse Leonardo Giardini, dono da Preserva.
A Lei Municipal 1.670/2011 regulamenta o descarte de óleo comestível e seus resíduos no meio ambiente. Determina também, que condomínios, os bolsões residenciais, as indústrias, os comércios e outros que façam uso do óleo comestível tenham local apropriado para correto armazenamento e coleta, além de multa para o seu descumprimento.
Como descartar óleo usado
Após o uso do óleo, espere-o esfriar, não o misture com água e não é necessário coá-lo, coloque em uma garrafa PET. Leve até a escola municipal mais próxima. Lá tem um galão onde o óleo é armazenado e depois é feita a correta destinação.
Outros pontos como o PEV (Ponto de Entrega Voluntária), localizado em Caucaia do Alto e a Cooperativa Coopernova Recicla Cotia (Estrada Manoel Lajes do Chão, 595 – Bairro do Caiapiá), também recebem o óleo que é direcionado para a Preserva.