Desde o início de fevereiro, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia colocou em funcionamento projeto piloto para dar mais fluidez ao trânsito na região central da cidade com a implantação de faixas exclusivas para ônibus e vans. Diante do impacto positivo nas imediações da Praça Calil Nicolau, a Prefeitura decidiu que as mudanças passarão a ser definitivas.
“Monitoramos o trânsito durante este período de experimento e o impacto foi positivo. A implantação da sinalização definitiva da faixa segregada já foi aprovada e está em fase de contratação. Nos próximos dias o projeto será definitivo”, disse Antônio Melo, Secretário de Transportes e Trânsito.
Até que a sinalização horizontal e vertical seja implantada pela Prefeitura, os motoristas são orientados por meio de cones, separando as faixas exclusivas, e por agentes de trânsito, que auxiliam os motoristas a se orientarem em relação às mudanças no local.
Como funciona a faixa exclusiva
As duas faixas segregadas em frente ao ponto de ônibus na Rua Senador Feijó (continuação da Rua Engenheiro Leon Psanquevitch), uma para ônibus e outra para vans, garantem a fluidez do trânsito e ajudam a diminuir o congestionamento que começava no quilômetro 34 da rodovia Raposo Tavares, sentido Engenheiro Psanquevitch, já que veículos particulares passaram a contar com duas faixas exclusivas e não precisam mais dividir espaço com o transporte coletivo.