A Secretaria de Saúde de Cotia encerrou a 16ª edição da Campanha Fique Sabendo, que aconteceu entre os dias 1º e 7 de dezembro. Na programação, equipes da secretaria realizaram ações de conscientização, orientação, esclarecimento de dúvidas, distribuição de 800 kits com preservativos e material informativo, além de realizar 3.084 testes rápidos de HIV e Sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para demanda espontânea. Além disso, 100 autotestes para HIV foram distribuídos durante a campanha.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram realizados 1.543 testes de HIV e 1.541 de Sífilis, sendo que cinco tiveram resultado reagente para HIV e 42 para Sífilis. Todos os pacientes com resultado reagente para HIV foram encaminhados para atendimento no Serviço de Atendimento Especializado/ Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) que é referência no município para vinculação e tratamento. Os casos com reagente para Sífilis farão testes complementares (VDRL), na Unidade Básica de Saúde, para conduta de tratamento ou aconselhamento nos casos de cicatriz sorológica.
A ‘Fique Sabendo’ tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para um tratamento adequado e prevenido de complicações, e, assim, reduzir o risco de transmissão. A Secretaria de Saúde de Cotia ressalta que os testes rápidos de Sífilis e HIV são oferecidos gratuitamente durante todo o ano no SAE/CTA (avenida Professor Manoel José Pedroso, 843).
A Campanha também realizou quatro ações extramuros nos seguintes locais: Poupa Shopping, Grupo Emagrecer Certo (Parque Teresa Maia) e em duas casas de reabilitação em dependência química na região de Caucaia do Alto e Caputera.