A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia promoveu uma palestra de orientação sobre cuidados com animais peçonhentos para funcionários do Viveiro Municipal, na quarta-feira (29/08). O objetivo foi orientar e reforçar sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com estes animais, como o que aconteceu, recentemente, com um trabalhador do local que tocou em uma lagarta e precisou ser atendido no Instituto Butantã. O funcionário passa bem.
“Casos de acidentes com animais peçonhentos aqui não são recorrentes, pelo contrário, eles quase nunca acontecem. Mas é sempre importante reforçar os cuidados necessários para manter a prevenção. Cuidados simples como examinar as roupas e sapatos antes de vesti-los evitam estes acidentes”, disse Celso Fernandes, biólogo da secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária. O biólogo reforçou ainda que para evitar acidentes é preciso observar troncos, folhas, gravetos antes de manuseá-los e que, em caso de acidentes, procurar um serviço médico e, se possível, levar o animal para identificação.
Durante a palestra, foram apresentados os tipos de animais mais comuns na região, especialmente os que vivem no entorno do Viveiro, como escorpiões, lagartas, aranhas e serpentes, e como prevenir acidentes. A palestra contou com o suporte de material enviado pelo Instituto Butantã, que também está disponível na secretaria.
Foto: Vagner Santos