Dezenas de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia participaram de operações preventivas em diversos pontos da cidade, ao longo de terça-feira (28/08). As ações fazem parte das estratégias da corporação de combate e prevenção ao crime no município, especialmente na região da Granja Viana, cenário de diversos ilícitos nas últimas semanas.
Durante as abordagens, a GCM fiscaliza a documentação dos motoristas, a situação dos veículos e, havendo alguma irregularidade, toma as devidas providências. “A presença da GCM nas ruas inibe a criminalidade e aumenta a sensação de segurança. Uma pessoa mal-intencionada vai pensar duas vezes antes de cometer algum ilícito em locais em que há presença das forças de segurança nas proximidades”, disse o comandante da GCM, José Roberto Araújo. “E se houver alguma ordem judicial contra a pessoa abordada, ela é imediatamente detida e encaminhada para a delegacia”, completou o comandante.
De acordo com a corporação, os locais que recebem reforço no patrulhamento são definidos a partir dos dados do mapa de criminalidade e, portanto, é fundamental que a população, vítima de roubo, furto ou outro crime, registre o Boletim de Ocorrência.
As operações foram reforçadas, desde a última semana, a pedido do prefeito Rogério Franco durante uma reunião que contou com a presença de delegados de Cotia, comando da Polícia Militar e do Secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues. No encontro, o prefeito pediu apoio das polícias no patrulhamento preventivo.
Ainda na terça-feira (28/08), a Polícia Militar também realizou blitz na Granja Viana e, na sexta-feira (24/08), a Polícia Civil participou das operações realizadas pela GCM em diversos pontos da cidade.
Fotos: Vagner Santos