Desde 2018, a Secretaria de Saúde de Cotia mantém a iniciativa chamada ‘Grupo da Dor’, que presta atendimento para pacientes encaminhados por ortopedistas do Centro de Fisioterapia e Ortopedia (CEFOR) com diagnóstico de dores crônicas e de patologias de leve à média gravidade. Nesta quarta-feira (13 de março), uma nova edição do programa foi iniciada com cerca de 80 participantes, pessoas que estão em busca de alívio para suas dores e de qualidade de vida.
No primeiro encontro, os pacientes passaram por avaliação de profissionais e estudantes da Unip (instituição parceira do programa) e foram divididos em três grupos de atendimento de acordo com a necessidade de cada um: ombro, coluna e joelho. “Ao todo, serão 12 encontros com duração de 50 minutos. Findada a edição, o paciente é novamente avaliado com possibilidade de alta ou de continuidade no grupo”, destacou Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia. A avaliação envolve análise do quadro da dor, exame de raio X e retorno com ortopedista do CEFOR.
O atendimento acontece no Ginásio de Esportes de Cotia e o programa chegou à 11ª edição. Além das atividades monitoradas pelos profissionais da Unip, os participantes recebem toda orientação necessária para a continuidade do cuidado em suas casas, mesmo após a alta.