Dezenas de profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, odontologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e gestores do serviço de saúde dos municípios que compõem a área de mananciais participaram da Jornada Materno-Infantil Rede Cegonha da Região de Mananciais, que aconteceu na sexta-feira (9/11), em Taboão da Serra. Cotia participou do evento, apresentou três projetos criados e desenvolvidos para fortalecer a Rede Cegonha na cidade e recebeu certificados pelos cases.
O evento contou com palestras, exposição dialogada por especialistas, apresentação de vídeos, mesas de debates e exposição de mostra de experiência relacionada à Rede Cegonha. Cotia apresentou as iniciativas: Reestruturação no Atendimento às Gestantes, Puérperas, RN e Crianças até dois anos nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Cotia, Oficina de Flores para Gestantes de Alto Risco Acompanhadas na Clínica da Mulher e, Elaboração e Implantação de um Instrumento de Acompanhamento das Gestantes no Pré-Natal.
De acordo com a coordenação do Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha RRAS4, o evento serviu para fortalecer as ações da Rede Cegonha no âmbito da prevenção da violência no ciclo gravídico-puerperal, primeiríssima infância e planejamento familiar. A Jornada durou o dia todo e contou com a participação da Secretária Adjunta de Cotia, Ângela Maluf, que ministrou uma palestra na primeira metade do evento e compôs a mesa de trabalho. “Essa troca é fundamental para continuarmos ampliando e melhorando o atendimento em conformidade com a Rede Cegonha. Desde o ano passado iniciamos projetos que já mostram resultados positivos e retornamos para Cotia cheios de inspirações para melhorarmos ainda mais”, avaliou Ângela. O município de Cotia recebeu a certificação da RRAS4 pelos projetos apresentados.
Fotos: Divulgação