Estão abertas as inscrições para diversas oficinas ‘Animação Stop Motion – Origami’ e ‘A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI’ que serão oferecidas gratuitamente e no sistema remoto pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As informações sobre as oficinas como dias, horários, links de inscrição e público-alvo podem ser conferidas abaixo. As vagas são limitadas. As oficinas serão transmitidas pela plataforma zoom e o link de acesso será enviado para todos que tiverem a inscrição confirmada.
Inscrição oficinas gratuitas Pontos MIS
06, 08 e 10 de setembro – Segunda, Quarta e Sexta
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PROJETO Oficina| A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI com Maria Cecília
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 15 anos
Público-alvo: Interessados no tema
Horário: Segunda – 19h às 21h
Quarta – 19h às 21h
Sexta – 19h às 21h
Link de inscrição:
Sobre a oficina
O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do atorem cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo. Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.
Objetivo
- Apresentar um panorama sobre a história e evolução do teatro japonês: Nô e Kabuki;
- Apresentar conceitos e características ligados à caracterização de personagens (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços);
- Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens no teatro japonês: Nô e Kabuki;
- Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;
- Apresentar referências de trajes e adereços confeccionados a partir de materiais e técnicas diversas;
- Orientar os participantes na construção de trajes de cena e/ou adereços a partir de técnicas com papel e dobradura;
- Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.
CRONOGRAMA:
Primeiro encontro
No primeiro encontro será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) no Teatro Nô e Kabuki no Japão. Também serão contextualizadas as características e importância do figurino para cena. Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto (croqui) para o figurino proposto.
Segundo encontro
No segundo encontro serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no Teatro Japonês, e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços. Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.
Terceiro encontro
No terceiro encontro trará reflexões sobre a ocidentalização no Teatro Kabuki, que desde o final do século XIX, vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. Durante o encontro também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.
Materiais necessários: Papel (craft ou papel sulfite, folha de jornal), material de colorir, tesoura, cola branca.
Sobre a professora: Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da websérie Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.
13, 15 e 17 de setembro – Segunda, Quarta e Sexta
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PROJETO Oficina| Animação Stop Motion – Origami com Marta Russo
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: a partir de 10 anos
Público-alvo: Interessados no tema; recomendado para crianças maiores de 10 anos; professores.
Horário: Segunda – 16h às 18h
Quarta – 16h às 18h
Sexta – 16h às 18h
Link de inscrição
Sobre a oficina
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.
A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.
ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (??=ori) e do substantivo papel (?=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".
O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.
Objetivo
- Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens;
- Desenvolver a expressividade artística e de comunicação;
- Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes;
- Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético;
- Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.
Cronograma
Primeira aula:
Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.
Segunda aula:
Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.
Terceira aula:
Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).
Sobre a professora: Marta Russo É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som).
Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formado