Movimento chama a atenção de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre segurança no trânsito
De acordo com o Ministério da Saúde, 37.306 pessoas morreram no Brasil vítimas de acidentes no trânsito, em 2015, outras 204 mil ficaram feridas. O resultado coloca o País como o quinto em mortes no trânsito, perdendo apenas para a Índia, China, Estados Unidos e Rússia. De encontro com estatísticas tão alarmantes estão as ações da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia que já confirmou a participação no Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida. A programação será realizada pela Campanha Permanente de Educação para o Trânsito e contará com ações educativas.
“Desde o início de 2017, temos feito um trabalho permanente com as nossas crianças e em locais de grande movimentação de pedestres e de veículos, levando orientação, pois acreditamos que seja com educação e com trabalho local que vamos conseguir resultados globais positivos e a redução de acidentes e mortes”, disse o prefeito Rogério Franco. “Nossas ações preventivas também buscam mostrar que todos têm a sua responsabilidade por um trânsito seguro”, completou.
Entre as ações previstas para Cotia estão as blitzes educativas e a distribuição de materiais informativos. “Nestas ações o agente de trânsito deixa a função de fiscalizador e assume o papel de educador. A sua presença, uniformizado, durante as ações são fundamentais para a campanha e demonstram a serenidade que este governo dá para o assunto”, disse Joaquim Brechó, secretário da Settrans. O Movimento Maio Amarelo em Cotia terá moto checkup gratuito, por meio de parceria, mas as datas ainda não estão confirmadas.
Ações educativas Maio Amarelo (Maio) – das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30
Dia 14: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto
Dia 16: Avenida São Camilo – próximo ao Posto Shell, cruzamento com a Avenida José Giorgi – Granja Viana
Dia 18: Avenida Joaquim Barreto – próximo a Delegacia de Cotia
Fotos: Vagner Santos