Desde que assumiu a prefeitura, Rogério Franco iniciou um projeto de descentralização dos serviços públicos
Os cerca de 70 mil habitantes do distrito de Caucaia do Alto, distante mais de 17 km do centro de Cotia, passou a contar com um Centro de Atendimento Municipal Caucaia do Alto, instalado pelo prefeito Rogério Franco, na Administração Regional de Caucaia do Alto. No local, os munícipes têm acesso aos serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans). Os serviços começaram a funcionar em abril. Antes, em fevereiro, o prefeito entregou um Centro Integrado Tributário (CIT), no distrito.
No posto da Settrans, o munícipe tem acesso ao serviço de protocolo, solicitação de cartão de estacionamento em vaga especial, agendamento de vistorias. “Buscamos trazer para perto da população os serviços públicos municipais para facilitar a vida do morador, do comerciante, daquela pessoa que procura emprego”, disse o prefeito Rogério Franco. “Antes para fazer uma solicitação de cartão especial de estacionamento, por exemplo, o idoso tinha que ir até a Settrans, no Jardim Nomura, com este serviço aqui, ele já dá entrada e retira aqui em Caucaia mesmo”, completou o prefeito.
Para o titular da Settrans, Joaquim Brechó, a descentralização do serviço é um avanço na gestão Rogério Franco. “Temos uma equipe enxuta, por enquanto, mas que facilita muito a vida dos munícipes. O prefeito Rogério Franco acerta mais uma vez com a entrega deste equipamento público, é um grande avanço”, disse Brechó. A Settrans em Caucaia do Alto está sob a coordenação do secretário adjunto Bruno Tenucci.
A dona Tereza Domingues, que mora em Caucaia do Alto, acompanhou o neto de 18 anos que foi se inscrever no PAT. “A gente ia em Cotia, mas aí uma pessoa falou que eu poderia vir aqui mesmo. Muito melhor, sem comparação”, avaliou. “Íamos ter que gastar com passagem de ônibus e tendo o PAT aqui, viemos a pé mesmo”, completou.
O PAT de Caucaia do Alto tem o sistema integrado com a central de vagas e, no local, a população pode se inscrever às oportunidades de emprego, emitir carteira de trabalho, além de dar entrada ao seguro desemprego. “Os atendimentos ainda são modestos, pois a unidade é nova, temos registrado de dez a quinze cadastros e a mesma média de entradas no seguro desemprego”, disse Mauricio Pedroso, que trabalha no local. No PAT, o Microempreendedor Individual (MEI) também pode tirar suas dúvidas e fazer a solicitação de empréstimos para fomentar o seu negócio.
No Centro Integrado Tributário (CIT) a população tem acesso a extrato de débitos, emissão de certidões, expedição de guias para pagamentos, parcelamento de débitos, comprovantes de pagamentos, 2ª via do carnê de IPTU, número oficial e social, atualização de dados cadastrais, revisão de lançamentos, cadastro imobiliário, abertura e encerramento de inscrição municipal e esclarecimentos para uso do acesso a Nota Fiscal Eletrônica.
Serviço
CIT Caucaia – Avenida Roque Celestino Pires, 1.204. Telefone 4243-9537.
PAT e Settrans Caucaia – Avenida Luís Sacramento, 624 (Regional Caucaia). Telefone 4611-0060