Nos dias 5 e 6 de junho, as 9h e 13h, acontecerá a oficina ‘Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas’, com a artista visual Luiza Zelada, conhecida como Luze Prints. A oficina é fechada para as alunas e alunos da Escola Municipal Honório de Sylos, localizada na Rua Itafarma, 188, Rio Cotia. A oficina visa valorizar os processos artesanais, a investigação gráfica e a criação coletiva.
Para entender o processo, a impressão botânica envolve fatores químicos e biológicos. O método se baseia na busca e coleta de objetos naturais como folhas, flores, semente, cascas, ervas e raízes para criar padronagens orgânicas em uma superfície, seja um pedaço de papel ou tecido. A técnica se apropria do calor e do contato para transferir diferentes pigmentos e formas de plantas. Como prática artesanal, o print de planta manual é milenar, sendo, também, uma futura oportunidade de fonte de renda.
Sobre a oficineira
Luiza Zelada é artista visual e educadora, formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo. Atua como educadora oferecendo cursos e oficinas de artes em instituições culturais, escolas e ateliês. Também produz peças em sua marca independente de estamparia artesanal, chamada Luze Prints. Pela técnica da serigrafia e monotipia, a artista cria obras e produtos com motivos botânicos e ilustrações originais.
Curiosidade
Os primeiros registros de impressões botânicas estão no manual de Dioscórides, um farmacologista da Grécia antiga. Seu manual foi muito popular na Idade Média e no Renascimento. Nas reproduções medievais desse antigo manual, a técnica começou a ser usada para retratar plantas. Fonte: Domestika
Serviço:
Oficina ‘Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas’, com Luze Prints
Datas: 5 e 6 de junho
Horário: as 09h e 13h
Local: E.M Honório de Sylos
Endereço: Rua Itafarma, 188 – Rio Cotia
Apenas para alunas e alunos da escola