Na última semana, um grupo de pacientes da rede municipal de saúde, referenciados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Portão, participou de uma atividade para testar, opinar e sugerir melhorias nas tecnologias que estão sendo implantadas na Atenção Básica por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde, de Gestão Estratégica e Inovação, além do Instituo Tellus, que traz a sua expertise em criação de serviços públicos inovadores, a empresa OM30, responsável pelo sistema e, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer, investidoras do projeto.
O sistema em questão é o ‘Engajamento Digital na Saúde (EDS)’, que começou a ser implantado no 2º semestre de 2018, na UBS do Portão. De lá para cá, a unidade passou por diversas intervenções, melhorias nos espaços, nova identidade visual e os pacientes passaram a contar com o serviço de agendamento de consultas e exames por meio do aplicativo de celular e tablet, o ‘Saúde Cotia’, totem de autoatendimento e pelo portal, por meio do link (http://agendamento.cotia.saudesimples.net/home).
“A UBS do Portão foi escolhida como protótipo do EDS na nossa rede. Temos algumas UBS’s sendo preparadas para receber a tecnologia e, de forma gradativa, vamos implantar em toda a Atenção Básica. A participação dos munícipes nesta construção, é fundamental e agradeço a todos que opinaram e sugeriram melhorias”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.
Entre os usuários da UBS que opinou, esteve o casal Rubens e Cileine Zamarioli. Eles já utilizam o aplicativo e aprovam a tecnologia. “Acho [a participação dos usuários] muito rica e interessante. Ouvir os usuários com certeza vai ajudar a melhorar pra todo mundo [sic]”, avaliou Rubens. “Hoje, já consultamos nossos agendamentos, unidades de saúde pelo celular, facilita muito a nossa vida”, endossou Cileine.