Balanço prévio da campanha de vacinação contra a gripe divulgado pela Secretaria da Saúde mostra que Cotia não conseguiu atingir até o momento a meta de imunização desejada. Mas ainda é possível se vacinar nas 24 Unidades Básicas de Saúde do município de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h. A campanha terminaria no dia 26 de maio, mas foi prorrogada até 9 de junho numa tentativa de aproximar o máximo possível o número de pessoas vacinadas do percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde, de 90%. Em Cotia, 72,87% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário foram vacinadas.
No município, a menor cobertura, até o momento, é a das gestantes. Apenas 45,74% deste público-alvo foi imunizado na rede pública. A segunda menor cobertura é das crianças (apenas 53,86% tomaram a vacina). Entre as puérperas, 65,33% foram vacinadas. Já os trabalhadores da saúde e idosos a cobertura está maior, 71,77% e 85,76%, respectivamente.
As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas UBSs para crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.