Serviço já está disponível por meio de aplicativo, totem de autoatendimento e do portal da Prefeitura para pacientes da UBS do Portão, desde 2018. Objetivo é digitalizar a agenda de todas as UBS’s
A partir de agora, os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mirizola já podem contar com o sistema online de marcação de consultas e exames disponibilizado pela Prefeitura de Cotia por meio do projeto “Conexão Saúde – Cotia cuidando de você”. O serviço já funciona para pacientes da UBS do Portão, desde 2018, e o objetivo da administração municipal é estender o serviço para todas as UBS’s. A agenda online entrou em funcionamento com a entrega da nova UBS do Mirizola, que abriu as portas nesta segunda-feira (6/07).
Para acessar a agenda da unidade de saúde do Mirizola basta o paciente referenciado no local baixar o aplicativo ‘Saúde Cotia’, disponível gratuitamente para celulares e tablets ou, ainda, acessar o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Secretaria de Saúde’ e ‘Agendamento SUS’. O agendamento também está disponível no totem de autoatendimento instalado na entrada das unidade de saúde do Portão e, agora, do Mirizola. “O projeto é estender este serviço para todas as UBS’s, no entanto, é preciso que sejam feitas algumas adequações, como as que já estão sendo implantadas nas próximas unidades que receberão o serviço online”, informou a Prefeitura.
A expectativa é que a tecnologia também ajude na queda do absenteísmo, pois o usuário receberá uma mensagem de confirmação do seu agendamento e, caso não vá comparecer, poderá responder à mensagem cancelando o atendimento e liberando a vaga para outra pessoa.
“Reduzir o absenteísmo e otimizar a disponibilização das vagas é uma das prioridades da atual gestão. A tecnologia facilita a vida do cidadão, dispensando a necessidade de se deslocar para marcar ou cancelar um procedimento, e, na outra ponta, dá ao poder público condições de gerenciar melhor a fila por atendimento”, explicou Raphael Camargo, Secretário de Gestão Estratégica e Inovação.
Como baixar o App ‘Saúde Cotia’?
Basta ir à loja da Apple Store ou Play Store e baixar gratuitamente no celular ou tablet.
Como usar o aplicativo?
Depois de baixar o ‘Saúde Cotia’ é preciso fazer um cadastro na recepção da UBS (caso ainda não tenha). Fazer login com o CPF e a data de nascimento, a partir daí, o paciente já conseguirá acessar os serviços disponíveis no aplicativo, como a agenda (das UBS’s do Portão e Mirizola).
Como fazer agendamento?
Depois de fazer o login, acessar ‘novo agendamento’, aceitar os ‘termos de uso’ e escolher a especialidade desejada. O usuário será direcionado para a agenda e escolherá a data e horário. Será disponibilizado o nome do médico (a), também é possível escolher o médico e ver se há vaga na agenda. Para concluir basta dar ‘Ok’ para visualizar o protocolo de agendamento.
É possível agendar pelo portal da Prefeitura?
Sim. A exemplo do aplicativo, as agendas das UBS’s do Portão e do Mirizola já estão disponíveis no portal. Para agendar pelo portal é preciso ter cadastro na UBS, acessar (www.cotia.sp.gov.br), ‘todos os serviços’, ‘agendamento SUS’, ‘li e aceito os termos’. A partir daí é só fazer o login com CPG e data de nascimento, escolher a especialidade, data e horário e agendar.
Eu serei lembrado sobre a consulta?
Sim, nos dias anteriores à consulta, será enviado um SMS de confirmação. O paciente deverá responder gratuitamente “1” para confirmar e “2” cancelar (caso não possa comparecer e liberar a vaga para outra pessoa).
Posso cancelar a consulta antes de receber o SMS?
Sim. Basta fazer login no portal ou aplicativo, acessa o menu principal, seleciona a consulta e clique em ‘cancelar agendamento’. Se desejar, poderá fazer um novo agendamento.
O que fazer no dia da consulta?
É preciso chegar à UBS 30 minutos antes do horário marcado. Na UBS, ir ao totem e clicar em “Tenho uma consulta hoje”, coloca o CPF ou faz check-in com a sua biometria (que deverá ser cadastrada na UBS). Em seguida, será emitida uma senha e o paciente aguardará ser chamada no painel eletrônico. No painel, o paciente saberá para qual consultório se dirigir.
Fotos: Alexandre Rezende | Divulgação Secom
Foto: Alexandre Rezende