Prefeitura inicia implantação de sistema de energia solar em prédios públicos

A primeira unidade escolar a receber o sistema, em Caucaia do Alto, estará 100% abastecida com energia limpa e renovável até o mês de outubro

A Prefeitura de Cotia iniciou a implantação do sistema de energia solar em prédios públicos municipais. O projeto inicial é levar a tecnologia para 23 prédios e o primeiro local a receber a tecnologia é o Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, a Creche de Caucaia do Alto, que, até a primeira quinzena de outubro estará 100% abastecida com energia renovável e limpa. Gradativamente, a gestão municipal implantará o sistema em outras escolas e prédios públicos municipais.

Já estão sendo instalados os 428 módulos fotovoltaicos na creche, a estrutura terá capacidade de geração de 300kwp (kilowatt-pico) de energia, quantidade suficiente para 100% da demanda da unidade escolar. De acordo com o prefeito, Welington Formiga, o sistema faz parte de um compromisso desta gestão e vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. “É energia limpa, sustentável, renovável e que vai gerar economia para os cofres públicos municipais”, disse o prefeito.

Com o sistema, toda a energia gerada que for excedente será registrada em um medidor especial, denominado medidor bidirecional, capaz de fazer a leitura da energia que não é consumida e é injetada na rede convencional de energia, da concessionária Enel, com isso, é possível calcular quanto de energia foi injetado na rede da Enel e este valor pode ser abatido no consumo de outras unidades públicas.

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar