Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do Projeto Educando durante o primeiro semestre
Com a proposta de fortalecer os jovens contra as drogas e o uso abusivo de bebidas alcoólicas, contra a violência e a intolerância, auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, entre outras, o Projeto Educando, mantido pela Prefeitura de Cotia, iniciou a formatura dos mais de 830 alunos de quinto ano do Ensino Fundamental de 13 escolas da rede municipal. A sequência de formaturas começou nesta quarta-feira (20/06) pela Escola Municipal Maria Aparecida de Oliveira Pedroso, do Jardim Sandra, e termina no dia 5/07. O programa é realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Segurança Pública e é aplicado por quatro instrutores da Guarda Civil Municipal (GCM).
O Projeto Educando fica na escola por um semestre e as unidades escolares são definidas pela Guarda Civil Municipal com base no número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na região e nos índices de criminalidade. Desde a sua implantação, em 2006, o Projeto já formou cerca de 25 mil alunos com orientações sobre o impacto das drogas e do uso abusivo do álcool, sensibilização contra bullying, diferenças, direitos e deveres, família, autoestima. “Essas crianças estão armadas de valores, conhecimento e informação contra as drogas. Levarão os sentimentos corretos para não se acomodarem com o erro”, disse o instrutor GC Osmar Kiilh. Os alunos também receberam cartilha utilizada durante as aulas, que aconteceram uma vez por semana, com duração de 45 minutos.
O morador do Jardim Sandra, Laerte Nascimento Rocha, fez questão de participar da formatura da filha Victória, de 10 anos. “Tive a oportunidade de participar de uma aula e saber sobre o projeto, achei muito interessante, pois falam sobre coisas que as crianças podem vir a conhecer e terão que resistir”, disse. “Espero que não pare nunca, porque este trabalho que os guardas fazem é muito importante”, completou Laerte.
Iasmim Sousa também prestigiou a formatura. “Este é um trabalho muito bem desenvolvido. Meu filho gostou muito e sempre chegava em casa comentando algo que tinha aprendido, contava sobre o sofrimento de quem usa drogas. Foram aulas que os nossos filhos participaram, mas que, com certeza, vão beneficiar toda a família”, avaliou Iasmim.
Escolas que participaram do Projeto Educando – 1º Semestre 2018
E.M. Maria Aparecida O. Pedroso
E.M. Silvio Pedroso
E.M. Jardim das Graças
E.M. Maísa Aparecida Ribeiro
E.M. Vicentina Pires de Oliveira
E.M. Idalina Godinho da Silva
E.M. Eduardo Benjamin Jafet
E.M. Recanto Suave
E.M. Honório de Sylos
E.M. Florentina Francisca de Oliveira
E.M. Elydia Scopel Cremonezzi
E.M. Jardim Isis
E.M. Turiguara
Fotos: Vagner Santos