Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP) e de Saúde, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Cotia estão participando do Projeto Mão na Massa. Uma experiência nova, inserida no contexto de atendimento da saúde mental em Cotia, para promover integração social, desenvolvimento de habilidades, autonomia e diversos outros benefícios para os participantes.
A iniciativa consiste em atividades extra muro, em que crianças e adolescentes atendidas no CAPS IJ vão até o Projeto Pão na Mesa, no Cecap, onde participam de oficinas de gastronomia e colocam a mão na massa, literalmente. Com a orientação dos coordenadores do Projeto Pão na Mesa, as crianças e adolescentes fazem bolos, donuts, entre outras receitas. Tudo é acompanhado por seus responsáveis.
“A iniciativa terapêutica é nova, mas tem trazido ótimos resultados para os pacientes e seus responsáveis. Em um contexto diferente do tradicional, o projeto promove desenvolvimento de habilidades, socialização, fortalecimento de vínculos, além da redução de estigmas, quando os próprios coordenadores das oficinas passam a lidar com estas crianças”, disse a assistente social do CAPS IJ, Lúcia Rosseti.
A percepção dos benefícios é clara para Katiana Roberta, mãe do pequeno Ryan Santos, de sete anos de idade. “Achei o projeto maravilhoso. As crianças colocam a mão na massa e cada um faz um pouco, eles colocam a mão na massa e isso ajuda a terem a percepção do ajudar, dividir. Além disso, a prender gastronomia é maravilhoso. Meu filho passou a querer ajudar em casa, tem se desenvolvido e eu agradeço esta oportunidade”, avaliou Katiana.
A equipe do CAPS IJ que acompanha o projeto é composta por assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, professor de educação física na saúde, nutricionista, musicoterapeuta, psicopedagogo, fisioterapeuta, enfermeira técnica, auxiliar de enfermagem, coordenação e o setor administrativo.