Nessa semana, o prefeito de Cotia, Welington Formiga, recebeu representantes do Metrô que apresentaram aquela que será a futura Linha 22 – Marrom, que vai ligar Cotia a Sumaré – o trajeto será percorrido em pouco mais de 40 minutos e, até a Faria Lima, serão cerca de 38 minutos. De acordo com o cronograma trazido, as audiências públicas nas cidades que serão cortadas pela futura linha começarão no início de 2026.
A obra será custeada pelo governo estadual, mas o apoio e a parceria com as prefeituras serão fundamentais. A Prefeitura de Cotia ficou incumbida de mapear e apresentar um levantamento com todos os imóveis que estão no trajeto por onde a futura linha passará. O projeto envolverá desapropriações e licenciamentos ambientais. “Esta fase de levantamento é muito importante porque vai balizar a elaboração do projeto básico e as solicitações de licenças ambientais. No que depender da Prefeitura, estas informações serão fornecidas o mais rápido possível”, disse o prefeito Formiga.
De acordo com o diretor de planejamento do Metrô, Roberto Torres, as licenças ambientais do projeto serão obtidas em um prazo aproximado de um ano e meio; serão mais dois anos para a elaboração do projeto, e, por fim, oito anos para construção e conclusão da obra, que ficará pronta em 2036. “No início do próximo ano, com as audiências públicas que serão realizadas nas cidades desta região, vamos trazer para a população uma riqueza de detalhes desta linha”, disse Torres.
A apresentação do projeto foi feita por Torres, além de Luiz Cortez, gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô e Ana Paula Segarro, chefe de departamento de meio ambiente do Metrô. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Professor Osmar, além dos secretários municipais: Paulinho Lenha (Obras e Infraestrutura), Airton Amaral (Habitação), Marcio Dola (Licitações e Logística), Richard de Almeida (Assuntos Jurídicos e da Justiça), Marcio Silveira (Comunicação) e Gleides Sodré (Chefe de Gabinete).
Linha 22 – Marrom do Metrô
Ligará Cotia a São Paulo e terá cerca de 30 quilômetros de extensão. Estão previstas 19 estações, sendo sete estações na cidade de Cotia, na região da Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandra, Jd. Sabiá, Santo Antônio e centro. O usuário da futura linha do Metrô terá conexão com a linha 9 – Esmeralda (trem), linha 4 – Amarela (metrô) e linha 2 – Verde (metrô).