O tempo entre um acidente e o primeiro-socorro é determinante para o salvamento de uma vítima convulsão, desmaio, engasgo (OVACE), parada cardiorrespiratória, entre outros. Ter noções básicas de como agir ao presenciar este tipo de cena é fundamental para pessoas de todas as idades. E, pensando nisso, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia realiza palestras em escolas, empresas e associações, para pessoas de todas as idades, levando informações e capacitação sobre primeiros-socorros.
No mês de agosto, a equipe ministrou palestra de primeiros-socorros, com a participação de médicos, Bombeiros e policiais para integrantes do Clube dos Aventureiros, da Igreja Adventista; para integrantes do Clube dos Desbravadores, da Igreja Adventista; para alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da EMEIF Francisco Camilo, no Jardim Santa Ângela e, fechou o mês com uma palestra sobre primeiros-socorros para funcionários da concessionária de energia elétrica, AES Eletropaulo.
“Nestas palestras passamos, de forma bastante acessível, informações sobre como se comportar no atendimento a uma vítima até que o serviço de socorro chegue. Manter a calma e tomar as decisões corretas são determinantes para a vida daquela vítima”, disse a enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia e uma das palestrantes.
Durante os encontros, o SAMU também orienta as crianças e jovens sobre os prejuízos de se passar trotes e sobre a forma correta e quando acionar o serviço de urgência.
Escolas, empresas e associações que quiserem agendar uma palestra com o SAMU podem entrar em contato pelo telefone 4148-5043, com Renata Santos.
Fotos: Divulgação