A terceira idade de Cotia tem mais uma atividade para colocar na agenda. O Ginásio Municipal de Esportes está com vagas abertas para a modalidade de vôlei adaptado para idosos a partir de 50 anos (homens e mulheres).
Além de promover a inclusão do público mais maduro no mundo dos esportes, as vagas também ajudarão a compor e fortalecer o time do vôlei adaptado para as competições. Os interessados devem matricular-se no próprio ginásio (Rua Ouro, s/nº, Jardim Nomura), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e apresentar os seguintes documentos: atestado médico (original), duas fotos 3×4, declaração de escolaridade, xerox do RG e do comprovante de residência.
O vôlei adaptado, como o nome sugere, sofreu modificações para que fosse praticado pela terceira idade. O esporte proporciona movimentos recreativos e dinâmicos, sem muito impacto como nas regras tradicionais. O principal objetivo é promover melhora da qualidade de vida de seus jogadores.
Participam atualmente 25 mulheres e 28 homens, divididos nas categorias de 60 e 70 anos. É dessa forma que os grupos são separados para as competições. Porém, a idade inicial para a prática é 50 anos, pois o idoso precisa se ambientar com o esporte e preparar-se fisicamente para competir.
“A maioria dos alunos está há 15 anos juntos e durante esses anos já ganhamos ouro, prata e bronze nas várias categorias que disputamos. Em 2016 fomos ouro no masculino 70 anos e prata no 60 anos pelo Campeonato Céu Quinta do Sol, prata no feminino 60 anos e bronze no masculino 60 anos, em Ibiúna”, lembra a professora Magali Ruiva.
A jogadora mais antiga da turma feminina de vôlei adaptado tem 84 anos e frequenta as aulas até hoje. “Já participei de muitas competições, inclusive do primeiro Jori em 1994. Foram muitos títulos que eu já nem me lembro, mas lembro que era muito gostoso jogar”, conta Aparecida Satomi, a dona Cidinha. Hoje, ela não compete mais, pois a idade limite é 70 anos. Mas Cidinha pratica essa e outras atividades oferecidas pelo ginásio como hobby.
Este ano estão previstas diversas competições, entre as quais o Quadrangular de Ibiuna, em março, e os Jogos Regionais do Idoso (Jori), em agosto. Ainda não foram divulgadas as datas dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Jandira (Jatijan), Jogos Intermunicipais Adaptados à 3ª idade (Jiatiba) e CEU Quinta do Sol.