Menu

Taxistas devem fazer aferição obrigatória dos taxímetros em maio

Os taxistas que não fizerem a aferição do equipamento não terão o alvará renovado e estarão sujeitos à fiscalização, multa e apreensão do veículo
Compartilhe esta notícia:

Entre os dias 12 e 23 de maio de 2025, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia, realiza a aferição obrigatória dos taxímetros dos permissionários de táxi que atuam no município. O atendimento será feito na rua Dr. Altair Martins, s/nº, bairro Gramado, mediante agendamento pelo site [psie.inmetro.gov.br/agendamento]. Os taxistas que não fizerem a aferição não terão o alvará para prestação de serviços renovados no município e estarão sujeitos à fiscalização, multas e apreensão do veículo.

Ao acessarem o site do Inmetro para agendar a aferição, o taxista também deve fazer a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e agendamento a aferição não será realizada.

No dia da aferição será preciso apresentar o alvará fornecido pela Prefeitura de Cotia dentro do prazo de validade, certificado de registro e licenciamento do veículo (categoria aluguel), certificado de verificação do Ipem SP (referente ao exercício de 2024) e a GRU quitada.