Há 48 anos contribuindo com a cultura afro-brasileira em Cotia, por meio da Capoeira, o Mestre Jaguara será homenageado e terá a sua história eternizada em um videoclipe que será gravado no sábado (16 de março de 2024), a partir das 16h. A produção está entre os projetos premiados pelo Edital de Fomento a Projetos Culturais ‘Mãe Alcina’ – setor do audiovisual, lançado pela Secretaria de Cultura de Cotia, com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. O clipe será uma berimbalada, com cortejo saindo da academia no Jardim Leonor, seguindo para a Praça Joaquim Nunes, região central.
Na Praça acontecerá uma roda de Capoeira em homenagem ao Mestre Jaguara que, ao longo das últimas quase cinco décadas tem atuado na preservação da cultura local, da Capoeira, no município, fortalecendo e valorizando a ancestralidade. A população poderá acompanhar tudo de perto. Haverá uma intérprete de LIBRAS e um profissional técnico de enfermagem com especialização em APH, RCP e DEA.
A previsão é de que o videoclipe seja apresentado ao público em uma nova roda de Capoeira que acontecerá no dia 7 de abril, no Ginásio de Esportes de Cotia, ao lado do Mercado Municipal. O idealizador do projeto é Ridael Gomes de Souza, capoeirista de 2014. “O objetivo do projeto é preservar a cultura local, educar sobre a valorização dos mais velhos, inspirar as gerações futuras, promover o turismo cultural e fortalecer a comunidade”, disse Ridael.
O que é uma berimbalada?
Uma berimbalada consiste em membros da Capoeira tocando seus berimbaus, pandeiros e timbais conduzindo grupos de pessoas para dançar e seguir o grupo pelas ruas do bairro.