Nesta semana, quase 70 alunos, começaram as aulas práticas do curso de geração de renda oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSSC), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O curso é ministrado pelo professor Leonardo Carvalho.
O curso oferecido pelo FSSC é o de culinária e, até dezembro, os alunos aprenderão a preparar receitas individuais e práticas de serem feitas por quem quer melhorar a qualidade de seus produtos ou está em busca de uma renda. Os alunos vão aprender receitas de doces e salgados e, a primeira receita que preparam sob o comando do professor Leonardo Carvalho foi de tortas doces de morango e de limão.
Para o aluno Guilherme Augusto, que mora no bairro Lajeado, o curso é uma oportunidade que ele vai abraçar com muita força. “Comecei, há duas semanas, a fazer bolo de pote e soube deste curso por um amigo. Estou muito otimista para aprender coisas novas e aumentar os produtos para oferecer”, disse. Guilherme se juntou a mais quatro alunos de sua turma que provam que cozinha é lugar de homem também. “Acho que a situação do mercado de trabalho causa esta procura maior por homens aprendendo a cozinhar, mas, no meu caso, é porque eu gosto”, completou.
Outra pessoa que encontrou no curso a oportunidade de aprimorar o seu trabalho e ganhar dinheiro foi Camilla Tucunduva, moradora do bairro Paisagem Renoá. “Faço salgados para festas há alguns anos e, quando soube deste curso, me inscrevi para levar ideias e conhecimentos novos para o meu negócio”, disse.
As aulas são gratuitas e acontecem no Centro de Capacitação Profissional (Cecap), da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Tivemos uma grande procura pelo curso, destaque para o aumento de homens que se inscreveram em relação a edições anteriores, vamos continuar trabalhando muito para oferecer cada vez mais oportunidades de capacitação para nossa população, especialmente a de baixa renda”, disse Mara Franco, presidente do FSSC e secretária de Desenvolvimento Social.