O projeto Geopixel Inteligência Municipal, implantado pela Prefeitura de Cotia, está entre os reconhecidos pelo Prêmio Inovacidade, concedido pelo Instituto Smart City Business America. A cidade ficou atrás apenas da capital sergipana, Aracaju, e da segunda maior cidade colombiana, Medellín (capital do departamento da Antióquia). A entrega da premiação aconteceu nesta terça-feira (14/05/2024), durante evento na capital paulista.
A iniciativa implantada foi o ‘Cotia Cidade Inteligente’. O projeto permite à gestão municipal a integração de dados, automatização de processos e o compartilhamento de informações entre diferentes setores da administração pública. Nos últimos anos, a Prefeitura empreendeu esforços para facilitar a gestão pública, investindo em diversos projetos e tecnologias. Durante a premiação, Cotia esteve representada pela arquiteta Luciane Alegre, da Secretaria de Habitação e Urbanismo, e por Paulo Godoy, Secretário da Fazenda.
“Quando a Prefeitura torna o serviço público mais tecnológico, ela desburocratiza processos, garante mais agilidade nos serviços e, em pouco tempo, isso significa menos gastos públicos e mais receitas que são revertidas em benefícios para a população. É isso que a nossa gestão tem feito: temos implantado inovação e tecnologia no serviço público”, comentou o prefeito Rogério Franco.
Para inovar no serviço público, a Administração Municipal lançou mão da expertise da Plataforma Geopixel Cidades, que despontou como solução integral para o município e otimizou a modernização da gestão pública. Importantes saltos, como a digitalização de documentos e de processos, se tornaram realidade e se figuram como um marco no serviço público.
A implantação do projeto envolveu mais de 60 horas de treinamento e capacitação de colaboradores da Prefeitura, para que pudessem utilizar de forma eficaz as ferramentas disponibilizadas pela plataforma. Foram passadas informações que balizam a análise e interpretação de dados que subsidiam as melhores tomadas de decisões.
“Nossa cidade tinha grandes desafios em termos de planejamento, pois nosso mapa urbano estava desatualizado, tinha leitura difícil e contamos com muitas áreas de fragmento florestal em meio à área urbana. Com o trabalho que fizemos após a implantação do Geopixel Cidades, atualizamos todos os dados, melhorando a visibilidade e o compartilhamento das informações entre as secretarias, nosso planejamento urbano e a gestão territorial como um todo”, disse a arquiteta Luciane.
Entre os avanços trazidos pela tecnologia Geopixel Cidades está a diminuição no tempo para aprovação de processos, como alvarás de obras e habite-se, a queda chegou a mais de 400%, refletindo uma maior agilidade e eficiência na gestão municipal. Também foi possível a identificação e atualização de mais de 32 mil cadastros municipais com inconsistências.
Em 2024, o Instituto Smart City recebeu 128 inscrições, sendo selecionados 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada e Entidades da Sociedade Civil.