A Defesa Civil Estadual deu início à fase vermelha da Operação SP Sem Fogo. Nos municípios, forças de enfrentamento, como Corpo de Bombeiros e Defesas Civis municipais, juntam-se ao combate aos focos de incêndio que têm maior prevalência neste período de estiagem. Por conta disso, nesta semana, integrantes das Secretarias de Defesa Civil e do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária participaram de um treinamento com o Corpo de Bombeiros de Cotia sobre Combate a Incêndios Florestais.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Sargento Oliveirinha, o objeto foi aumentar a integração entre as equipes e ampliar o conhecimento sobre este combate. “A Defesa Civil não tem, em sua função inicial, a prerrogativa de órgão de combate ao incêndio. Mas este treinamento é importante porque, caso seja necessário, estaremos prontos para dar apoio sem colocar a vida dos agentes em risco”, disse.
O treinamento contou com palestra e apresentação dos equipamentos de combate a incêndios florestais. O Sargento Queiroz e o Cabo Contrera falaram sobre os tipos de incêndios, a importância da estratégia de combate, segurança das equipes, equipamentos utilizados para apagar incêndios, proteção individual, entre outros. “A equipe tem que estar em sincronia, treinada e apta para tomar as decisões corretas. Importante nunca ficar sozinho em ocorrência. O sucesso da operação depende do conhecimento e comportamento da equipe”, enfatizou o Sargento Queiroz.
Com base na Lei Municipal 1.151/2001, a Prefeitura de Cotia pune toda e qualquer agressão ao meio ambiente, incluindo queimadas de qualquer espécie, pois, muitas vezes uma pequena queimada pode fazer grandes estragos na flora e na fauna. A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária mantém um canal de denúncias, pelo 0800 878 1100 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e 153 (24h todos dos dias). A Guarda Civil Ambiental é responsável pela fiscalização e pela aplicação de multas.
O treinamento foi viabilizado pela parceria entre a Prefeitura e a tenente Lisboa, comandante da estação do Corpo de Bombeiros de Cotia e região, capitão Boros, Sargento Queiroz e Cabo Contrera.
Como minimizar o risco de queimada:
- Não jogue bituca de cigarro na beira da estrada;
- Não descarte embalagem de vidro no mato;
- Não limpe a propriedade com queimada;
- Não faça roçada usando o fogo;
- Não solte balões.
Queimada é crime em Cotia, denuncie: 0800 878 1100 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e 153 (24h)