Entre os dias 20 de fevereiro e 15 março, artistas visuais de Cotia, contemplados pelo Edital de Premiação Benedito Pereira de Castro – Seu Dito da Congada, lançado pela Prefeitura de Cotia com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, trabalharão no projeto “O maior mural de grafite de Cotia”. A obra será executada na praça José Giorgi com a rua Maestro Manoel Vitorino dos Santos, altura do km 26 da rodovia Raposo Tavares.
A obra começa pela raspagem do fundo do atual mural que conta com 116 metros lineares, com a conclusão do projeto, será expandido para 220 metros lineares. Os artistas responsáveis pelo Projeto de Intervenção Artística para O maior mural de grafite de Cotia são Italo Marciano, Icaro Chang (Cravos), Mikaela Masetti (Mika), Maria Fernanda Capeletti Bisetto (Fefacap), Carlos Augusto Costa (Caco). Os artistas contarão com a participação de convidados como Rapha Kings, Malf, ½ Killo, HTR e Esnep.
O objetivo do projeto é proporcionar para a população a convivência com a arte urbana dentro de uma visão geral do que está englobado no grafite: conhecimento e noções visuais, desenho e criação, uso de material, técnicas e envolvimento artístico com a sociedade e com o entorno.
Sobre os artistas
Italo Marciano é artista visual desde os 16 anos. Grafiteiro e fundidor de esculturas em bronze, atua como artista visual/grafiteiro em Cotia há mais de sete anos. Assina o painel "Submersso" feito no colégio E.E Vinicius de Moraes, junto com a SPL Crew e o maior painel de Caucaia do Alto, na ONG Despertar Para o Próximo.
Icaro Chang é artista visual, desde 2015, atuando principalmente na área de grafite e pintura comercial, além de lettering e fachadas.
Mikaela Masetti é a artista visual desde os 16 anos. Grafiteira e bacharelanda em Artes Visuais: Escultura, Gravura e Pintura, no Centro Universitário Belas Artes. Atua como artista visual/grafiteira em Cotia há 5 anos. Fez parte da revitalização da região central de Cotia, incluindo os viadutos, e tem obras espalhadas por pontos de grande circulação e pessoas em Cotia e São Paulo.
Maria Fernanda Capeletti Bisetto (Fefacap): começou a grafitar com 16 anos, quando ainda fazia ensino médio na Escola da Granja Viana, em 2013. O apoio da família sempre esteve presente, e o desenho é uma forma de manifestação desde criança.
Carlos Augusto Costa (Caco): é filho de artista plástico e começou a pintar aos 10 anos de idade. Aos 15 teve contato com a arte urbana e ingressou no grafite. Atualmente, aos 29 anos, pinta telas autorias e realiza murais em conjunto com outros artistas da região e em diversas localidades. Muralista e designer autodidata. Atua como artista visual/grafiteiro, em Cotia, há mais de 6 anos. Participando de intervenções artistas de grande impacto cultural e visual. Algumas de suas obras estão localizadas em locais de grande fluxo de pessoas, na cidade de Cotia e São Paulo.
Foto: Vagner Santos | Arquivo