Oito pessoas com deficiência intelectual, atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cotia, acabam de ser incorporadas ao mercado de trabalho. Elas fazem parte do projeto “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” implantado pela Associação em parceria com a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que ajuda a custear o projeto. A iniciativa conta com equipe multidisciplinar composta por psicólogo, neurologista, preparador físico, pedagogo, assistentes sociais, instrutores de gastronomia, confeitaria e até informática.
Os novos trabalhadores participaram do projeto por pelo menos seis meses. Durante este período, tiveram acompanhamento integral, ocasião em que foram identificadas e fortalecidas suas habilidades, melhoradas as suas potencialidades e, por fim, encaminhados para o mercado de trabalho. “A cada seis meses, mais ou menos, o projeto consegue encaminhar um grupo para o mercado de trabalho. No local de trabalho, fazemos visitas, conscientização com os demais funcionários, promovemos café da manhã sensorial, palestras para garantir a inclusão de fato”, disse Paulo Generoso, presidente da APAE.
Generoso destacou a importância da participação da Prefeitura no projeto. “Todos saem ganhando: o atendido em si, que prova que é capaz, que tem habilidade e pode contribuir com a sociedade, o mercado de trabalho, que cumpre o seu papel social e ganha um colaborador preparado e o poder público, pois tira esta pessoa do mero assistencialismo”, destacou.
Já estão trabalhando no Supermercado Serrano: Daniela O. dos Santos, 27, Matheus A. dos Santos, 19, Henrique P. da Silva, 20, Ariane F. de Souza, 32, Raimundo M. da Silva, 20 e Viviane da S. Souza, 26. Na empresa Rommanel começaram a trabalhar Michele da H. Santos, 20 e Leonardo da S. Neves, 21.
“A Prefeitura acredita e apoia o trabalho da APAE, pois ela é uma associação focada na promoção da inclusão e que valoriza o potencial de cada atendido”, disse o prefeito Rogério Franco. A Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco, endossou as palavras do prefeito e falou da alegria de receber a notícia. “A APAE é responsável por muitas conquistas e avanços na vida das pessoas que passam por lá. Recebemos com muita alegria a notícia de que mais pessoas estão trabalhando e que elas passaram pelo projeto de Convivência apoiado pelo poder público”, destacou.
Fotos: Divulgação Secom Cotia